Correr pode retardar envelhecimento, diz estudo.

Para pesquisadores norte-americanos, prática da corrida reduz mortes prematuras causadas por doenças neurológicas.





Pessoas com mais de 50 anos que correm regularmente envelhecem mais devagar e vivem mais do que as sedentárias, revela um estudo da Stanford University Medical Center, na Califórina, Estados Unidos.
A pesquisa acompanhou, desde 1984, um grupo de 538 pessoas com mais de 50 anos e que corria várias vezes por semana e um grupo de sedentários da mesma faixa etária. Depois de anos de estudo, os pesquisadores constataram que 34% dos idosos que não corriam haviam morrido, comparados com apenas 15% entre os que corriam com frequência.
Os pesquisadores também notaram que o grupo de corredores segue tendo melhor saúde do que o dos sedentários até depois dos 90 anos. Esta diferença ocorre, provavelmente, pelo índice de massa corporal menor dos que realizam exercícios e também pelos hábitos de vida mais saudáveis, em geral, segundo a pesquisa.
Para esta conclusão, os pesquisadores usaram estatísticas nacionais de mortalidade da população norte-americana para determinar os índices de óbitos dos dois grupos.
Benefícios
No início da pesquisa, o grupo de corredores praticava o esporte durante quatro horas por semana. Depois de 21 anos, o tempo de corrida diminui para 76 minutos semanais. Mesmo com a redução, o estudo verificou que os idosos continuaram a se beneficiar do esporte.
Além de diminuir o batimento cardíaco e as mortes relacionadas com problemas arteriais, correr também foi associado com uma redução no número de mortes prematuras causadas por doenças neurológicas, câncer e infecções.
Por fim, a pesquisa ainda sugeriu de que não há provas de que idosos corredores tinham mais chances de osteoporose ou problemas no joelho do que os não-corredores, ampliando, assim, os benefícios que a prática da corrida pode trazer para eles. 





Referência: http://bit.ly/UvZfjR


2 comentários: